2923756

“Quem quiser vencer na vida deve fazer como os sábios: Exercitar a mente de modo que a postura corporal se adeque ao sentimento desejado.”

Uma das principais bases da filosofia é a correlação entre o corpo e a mente. Tendo em vista que alguns filósofos acreditam que as emoções estão ligadas ao conhecimento e que geram sensações infinitas, desde o bem-estar até o desconforto emocional. Por outro lado, outros têm uma visão de que as emoções são reflexos corporais impensados e que não tem nenhuma relação com os processos cognitivos superiores.

MAIS: Matrix Quase Irreversível

O Que é Processo Cognitivo?

processo cognitivoProcesso cognitivo é a realização das funções estruturais da representação (ideia ou imagem que concebemos do mundo ou de alguma coisa) ligadas a um saber referente a um dado objeto. Constitui na execução em conjunto das unidades do saber da consciência, que foram baseados nos reflexos sensoriais, representações, pensamentos e lembranças, com o processo mental que consiste em escolher ou isolar um determinado aspecto de um estado de coisas relativamente complexas, a fim de simplificar a sua avaliação, classificação ou para permitir a comunicação do mesmo através da abstração.

Isso quer dizer que as emoções têm um feedback somático e muito claro em alguns aspectos. As emoções podem nos fazer tanto derramar lágrimas de tristeza, como nos fazer rir de alegria, alterando quase sempre as expressões do nosso rosto, às vezes, até fazendo certos sons.

MAIS: Você é Feliz? Saiba Como o Poder da Filosofia Pode Influenciar a Sua Vida

O Que Pode Causar As Emoções Dentro De Nós

as nossas emocoesUm estado pode ser avaliado por milhões de processos neurológicos acontecendo dentro de nós. A maioria dos nossos estados acontece sem que tenhamos qualquer controle. Vemos uma coisa e instantaneamente reagimos a ela. Ou pior, nos colocamos em situações desconfortáveis apenas por um erro de postura, que pode ser tão grave quanto um pensamento errôneo.

Experimentos têm mostrado que quando sorrimos, tendemos a nos sentir mais leves e felizes. O sol parece brilhar mais. Quando fazemos uma expressão facial triste, tendemos a nos sentir mais tristes e deprimidos. E mesmo em um dia de sol, os raios solares não parecem surtir nenhum efeito sobre nós.

Porém, se nos sentarmos com a coluna ereta, tendemos a nos sentir mais confiantes e orgulhosos. Mas se olharmos para o chão, tendemos a nos sentir humildes, inferiores a qualquer pessoa.

MAIS: Métodos Filosóficos — Ferramentas Para Organizar Uma Ideia 

Hábitos Que Nos Levam a Ter As Emoções Que Queremos Ter

mudar as emocoesOs exemplos de como uma postura pode influenciar o nosso humor ou os nossos sentimentos, são infinitos. Pode ser por isso que uma expressão física realmente cause uma expressão emocional de forma direta. Também é possível, no entanto, que a expressão física esteja associada com a expressão emocional: Tendemos a nos sentir alegres quando esticamos nossos lábios, porque, muitas vezes, basta um pequeno estímulo para nos sentirmos verdadeiramente alegres. Assim como uma peça de música, que pode nos fazer pensar sobre tudo ou nada, desde a primeira vez em que a ouvirmos.

Os melhores motivadores fazem uso desta relação. Então faça uma lista dos sentimentos e emoções que você quer ter. Quer amor, quer felicidade, quer saúde? Bem, todos esses sentimentos são possíveis de se criar. Anthony Robbins diz que todos os sentimentos são estados ou emoções que comunicamos com nós mesmos, baseados nos estímulos exteriores. Alegria, tristeza, confiança, depressão são estados que criamos para nós mesmos.

Então o melhor jeito de mudarmos o nosso estado emocional é adotarmos uma expressão corporal para cada situação ou sentimentos que queremos ter. Pode-se chamar isso de manipulação, mas desde que eu aprendi com Anthony que a chave para o amor, a felicidade e a confiança é a habilidade de saber dirigir os nossos estados, pude aumentar a minha consciência e tomar o controle das minhas emoções.

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer