unnamed 45100309d1

A maioria das nossas reações emocionais, sobre como nós nos sentimos em determinadas situações, são, na verdade, ditadas por aquilo que pensamos. Ou seja, nossas emoções são causadas por nossos pensamentos. Todo pensamento traz consequências emocionais, que muitas vezes dirigem até mesmo nossas ações.

Por exemplo, se você pensar em algo positivo, que te deixa feliz, você provavelmente ficará feliz. Porém, se você pensar em uma situação desagradável, você estará criando um cenário para começar a se sentir desconfortável e ficar nervoso(a). Mas devemos lembrar que nem sempre os pensamentos são condizentes com os fatos.

Conhecimento Sem Autoconhecimento é Como Um Balão Sem Gás

autoconhecimento filosofiaNesse ponto podemos usar a filosofia como ferramenta para alcançar a tão almejada felicidade.  A compreensão de si mesmo, ou seja: o autoconhecimento, é a janela aberta por onde podemos fugir das trevas da ignorância. Por outro lado, o conhecimento nos leva a uma forte tendência à melancolia.

Arthur Schopenhauer acreditava que a tristeza era o estado normal do ser humano. Que toda felicidade é artificial e efêmera. Seria então a felicidade causada por um momento de imbecilidade? Toda pessoa consciente dos problemas da realidade tem dificuldade de encontrar graça e motivo para continuar sorrindo.

“O desejo da felicidade é como buscar no escuro a luz que ilumina o dia. Viver significa contemplar a natureza da vida.”

A Verdadeira Felicidade É Invisível, Porque Ela Não Está Nas Coisas

a felicidade e invisivelO fator principal que nos impede de mergulhar em um mar de alegria e contentamento é o desejo forte por algo que não podemos ter. Marco Aurélio, imperador romano que reinou de 161 à 180, fez a seguinte pergunta em seu livro Meditações: A sua felicidade depende de você ou de alguma coisa fora de você? Porque, se a sua felicidade depende de algo que está fora de você, provavelmente alguém irá tomá-la de você, e a tristeza voltará a reinar absoluta, como defende Schopenhauer.

Por outro lado, se você é feliz por algo que você carrega dentro de você: algum livro que você leu, uma abordagem filosófica como ferramenta para resolver problemas psicológicos, ou mesmo um estado de espírito com ética desperta e ávida por justiça. Enfim, seus valores pessoais, bem como a forma como você trata os eventos da sua vida é que deveriam ditar os rumos da sua felicidade.

Ela Não Depende de Outras Pessoas

felicidade autoconhecimento luzidezColocar nossos sonhos nas mãos de outras pessoas é como confiar as suas realizações ao vento. A felicidade não poder ser delegada, terceirizada. É responsabilidade sua cuidar do seu desenvolvimento pessoal e reunir motivos sólidos, éticos e realistas para ser feliz.

Finalmente, se você pretende ser muito feliz, basta continuar no caminho da ignorância. O despertar do conhecimento cobra um preço alto: a tristeza.

Bem, eu prefiro ser um pouco mais triste a cada dia, do que uma alegre que vê o mundo colorido, onde na verdade, só existe miopia e ludibrio. E você?

Leia também: Métodos Filosóficos — Ferramentas Para Organizar Uma Ideia

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer