The love of wisdom 1024x704

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.” — Norman Vincent Peale

Ao contrário do que muitos dizem, o estudo da filosofia pode ser uma porta para esclarecimentos de muitas dúvidas. Principalmente daquelas que nos afligem. A questão é: O que é Filosofia, e como ela pode nos ajudar?

A Sabedoria Inata 

sabedoria filosofiaSe você for como a maioria das pessoas, provavelmente você só deve ter estudado filosofia na época da escola, na matéria em questão. Fora isso, você já deve ter ouvido todos os tipos de reivindicações sobre o que é filosofia, senão, uma crença de que filosofia é uma espécie de receita para a felicidade e realização. Não se engane. Veremos mais a frente o porquê disso.

Normalmente, o que vemos são pessoas (o que é totalmente compreensível, tendo em vista a nossa cultura) confusas, no quesito de qual é o fundamento da filosofia. E mesmo que muitos achem o estudo irrelevante, chato, e muitas vezes, desnecessário, as únicas pessoas que vemos, (melhor ainda, vimos) utilizar a filosofia foram os filósofos. Mas para estudar e entender a filosofia não é preciso ser um gênio da sabedoria, isto é, um Sócrates contemporâneo.

Como Sócrates mesmo dizia: “Só sei que nada sei.”

O importante não é filosofar, e sim, compreender a sua linguagem, e o mais importante: entender a sua origem. E para entender sobre filosofia, é preciso abrir a mente, é preciso pensar. E pensar, apesar de ser um processo automático não é uma tarefa fácil.

Sobre os Filósofos

os filosofosQuem são os filósofos? Essa é uma pergunta fácil. O que eles fazem? E por que uma pessoa precisa deles?

MAIS: 6 Maiores Filósofos de Todos os Tempos

Primeiramente vamos entender uma coisa: a origem da palavra filosofia.

Em grego, philo significa amor - ou devoção - e Sophia significa sabedoria. Ou seja, os filósofos são pessoas amantes da sabedoria. E Conhecimento é um atributo forte para qualquer um que queira entender a filosofia.

Se você fizer uma pesquisa, verá que todo filósofo é dotado de conhecimento. Conhecimento que vai de uma simples compreensão, a uma ideia complexa sobre determinada coisa. Ou situação.

Complexidade Dos Fatos

filosofia conhecimentoApesar do conceito de "sabedoria" ser um termo bastante teórico, não é em espécie alguma incompreensível, mesmo que muitos julguem a "filosofia" como um objeto de treta, conversa envolvendo nada mais do que expressões de opiniões pessoais, feitas para parecer mais profunda do que realmente são.

E embora muitos atribuam os termos filosóficos à vida cotidiana - acreditando serem meios sábios para viver e morrer bem (um pouco de ilusão), não é errado acreditar que a filosofia pode trazer mais leveza à vida, no meio de tantas turbulências da existência.

Então, um filósofo ou "pessoa dedicada à sabedoria" é alguém que se esforça, usando o conhecimento para melhorar e/ou encontrar a realização individual ou coletiva.

Poder Para Organizar a Vida

filosofia poder para mudar a sua vidaEm sua busca da sabedoria, os grandes filósofos têm desenvolvido um conjunto de habilidades muito específicas. Eles vêm, ao longo dos séculos, tornando-se especialistas na área do “pensar”. Pensar significa refletir, indagar, questionar, analisar, concluir com êxito, algum argumento implicante. Muitas vezes, um problema só não é resolvido por falta de esclarecimento. Organização dos pensamentos.

E a filosofia é isso. É um meio para organizar os pensamentos. Uma ferramenta para estabilizar ideias. Um pensamento não compreendido é como uma andar no escuro rumo ao precipício.

MAIS: Métodos Filosóficos — Ferramentas Para Organizar uma Ideia

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer