aa86e5b2e6c5c4ee99251ca044e9c5a9

“A filosofia é o melhor remédio para a mente.” — Cicero

Comumente chamado de “pensadores”, os grandes filósofos expressavam suas ideias através de uma organização ampla de argumentos e premissas, com o intuito de tonar a comunicação entre as pessoas mais fácil.

Muitas vezes, mesmo sabendo da fragilidade da sociedade, os filósofos compartilhavam determinados pensamentos com o mundo, visando transformar dolorosas lições em lições que pudessem livrá-los dos vícios da vida.

Uma Mente Desorganizada É Caminho Para Dependência

organizar as ideiasA educação não faz necessariamente um filósofo, por certo, um grau é muitas vezes adquirida pelos que se empenham em cuidar das direções que seus pensamentos se dirigem.

No entanto, a filosofia independente reside no fato de que não há filósofos iguais. Alguns são como o vinho: quanto mais velho melhor, como Sócrates; outros são meteoros como Nietzsche, cheio de seu próprio brilho e beleza. Alguns são afogados por suas tristezas e alguns dopados de felicidade e esperança. Há até quem diga que filósofos são loucos, por verem beleza em todas as coisas, diferentes da maioria das pessoas. Não é que eles veem somente a beleza, é que eles têm conhecimento sobre a verdadeira essência das coisas. Eles as veem e as compreendem.

É essa a magia que distingue um filósofo do outro. Cada um tem a sua essência. A sua maneira de ver e entender as coisas.

No entanto, cada um deles encontra uma conexão com alguém e fala de sua própria individualidade. De sua própria natureza.

Veremos a seguir, alguns dos mais brilhantes filósofos que fizeram história. Um mundo mágico, onde pensamentos e formas de pensamentos transformavam as pessoas.

# 1 Aristóteles

AristotelesAristóteles foi um filósofo grego e cientista, mais conhecido como o professor de Alexandre o Grande. Ele era um estudante de Platão e é considerado uma figura importante na filosofia ocidental. Famoso por seus escritos sobre a física, metafísica, poesia, teatro, música, lógica, retórica, linguística, política, bem como o governo, a ética, biologia e zoologia, Aristóteles é considerado um dos maiores filósofos de todos os tempos.

Uma de suas maiores conquistas foi a formulação de um sistema acabado também conhecido como silogística aristotélica. Sua outra contribuição significativa foi para o desenvolvimento de zoologia. É verdade que zoologia de Aristóteles é agora obsoleto, mas o seu trabalho e contribuição foi incontestada até o século 19. Sua contribuição para quase todos os assuntos sobre a terra e sua influência faz dele um dos mais famosos e principais personalidades de todos os tempos.

# 2 Arthur Schopenhauer

Arthur SchopenhauerUma pessoa isolada, agressivo e pessimista, Schopenhauer foi um dos maiores filósofos do século 19. Seu cinismo, muito do que foi enraizado na maneira que ele foi criado, lhe ensinou uma lição cedo que vontade individual não passa de um capricho. Ele ainda acreditava que o mundo não existe e foi apenas uma invenção da imaginação de alguém. Para ele, o mundo e a existência de seres humanos eram absurdas, repleto de atividades mundanas, desejos e conflitos que não rendem nada, nem servir a qualquer propósito. Ele queria subir acima de tudo isso, para levar uma vida desprovida de desejos mundanos e desprovido de qualquer relacionamento. Por isso, decidiu levar uma vida solitária e isolada.

# 3 Cicero

CiceroFilósofo, político, advogado, orador, teórico político, Marcus Tullius Cicero nasceu em 3 de janeiro, 106 A.C e foi assassinado em 7 de dezembro de 43 A.C. Ele foi um ator importante em muitos dos acontecimentos políticos importantes de seu tempo, e seus escritos são agora uma fonte valiosa de informação para todos nós.

Ele foi eleito para cônsul, a posição mais alta no governo romano. Durante seu tempo como cônsul, ele bloqueou uma ameaça para derrubar a República. Enquanto Cicero atualmente não é considerado um pensador excepcional, ele foi considerado um dos grandes filósofos da era antiga, e ele foi amplamente bem conhecido no século 19.

Suas obras existentes incluem 58 orações, cerca de 900 cartas, poemas, tratados filosóficos e políticos, e livros de retórica. Ele é lembrado até hoje como o maior orador romano que já existiu.

# 4 Confúcio

ConfucioConfúcio foi um professor, político e filósofo. Ele pertencia ao período Primavera e Outono da história chinesa. Confúcio é um dos poucos líderes que basearam a sua filosofia nas virtudes que são necessárias para a vida do dia a dia. Sua filosofia era centrada sobre a moralidade pessoal e governamental, a exatidão das relações sociais, justiça e honestidade.

Conhecido como Mestre Kong aos chineses, ele ensinou as pessoas a cultivar o valor da modéstia, o planejamento, o respeito, o comportamento moral, a honestidade e sinceridade, além do senso comum. Ele pregou que a adoção destes valores era a única maneira de um ser humano levar uma vida mais digna.

Confúcio também defendia a opinião de que a verdadeira felicidade só seria trazida a partir de ações bem planejadas e através daquela frase: “ajudais seus irmãos”. Sua filosofia visava beneficiar não só alguns grupos selecionados, mas todas as pessoas do império de que ele fazia parte.

# 5 Friedrich Nietzsche

Friedrich NietzscheFriedrich Nietzsche foi um filósofo alemão famoso e filólogo conhecido por seus textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência. Ele era muito conhecido por suas ideias como a morte de Deus, o perspectivismo, o Übermensch, o eterno retorno, e a vontade de poder. Nietzsche falou da "morte de Deus”, e previu a dissolução da religião e da metafísica tradicional. Alguns intérpretes de Nietzsche acredita que ele abraçou o niilismo, rejeitando o raciocínio filosófico, e promoveu uma exploração literária da condição humana, apesar de não estar preocupado com ganhar verdade e do conhecimento no sentido tradicional desses termos.

Nietzsche começou sua carreira como um filólogo clássico e com a idade de 24 anos já era o indivíduo mais jovem a segurar a cadeira de Filologia Clássica na Universidade de Basel.

Vários líderes políticos famosos como Theodore Roosevelt, Adolf Hitler, Mussolini, Charles de Gaulle e Richard Nixon leram seus escritos e foram influenciados por suas ideias.

# 6 Galileo Galilei

Galileo GalileiMuitas vezes lembrado como o pai da astronomia moderna, Galileu Galilei foi um dos astrônomos mais famosos e ilustres matemáticos e físicos na história da humanidade. Ele desempenhou um papel importante e foi fundamental no estabelecimento da revolução científica. Galileo é creditado para o desenvolvimento de grande parte dos conceitos. Seu trabalho na física ou da filosofia natural, astronomia e a metodologia da ciência ainda evocam debate, mesmo após mais de 360 anos.

Ao longo de sua vida, Galileu contribuiu grandemente para a astronomia, como por exemplo, melhorando o telescópio. Ele também inventou uma bússola militar melhorada e outros instrumentos no domínio da ciência e da tecnologia aplicada.

 Links para os livros:

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer