98 1024x576

Você é daquelas pessoas que por mais que não queira fazer uma coisa, há sempre outra que consegue convencer você a fazer mesmo assim? Pois bem, talvez hoje você possa descobrir quais técnicas elas usam para conseguir persuadir as pessoas a fazerem o que elas querem.

As pessoas que dominam a arte de persuadir, sabem que não têm que ganhar cada pequena batalha para ganhar a guerra. Elas estão sempre dispostas a se sacrificarem quando isso ajuda a causa em geral. Elas estão prontas para encontrar o caminho mais fácil para o “sim”. Porque elas estão sempre trabalhando de forma inteligente e convincente.

O Método Para Conseguir Qualquer Coisa  

como convencer alguem a fazer qualquer coisaEm todos os lugares existem livros e cursos sobre “como persuadir alguém a fazer alguma coisa”, que garantem ensinar você, a conseguir qualquer coisa usando apenas alguns métodos tradicionais. Ou seja, garantem entregar a chave para conquistar as pessoas, ou melhor, convencer as pessoas. Embora sejam recursos valiosos para aprender a persuadir, alguns livros ou cursos tendem a complicar o assunto, ignorando métodos práticos de comunicação eficaz com as pessoas.

Você não precisa ser um líder nato para se tornar um mestre da persuasão. Você só precisa agir naturalmente e observar atentamente a cada situação. Observar com precisão o básico.

MAIS: Saiba Como Convencer Alguém a Fazer o Que Você Quer De uma Maneira Rápida e Eficaz

Palavras Poderosas

use as palavras certasA cada situação é necessário que se faça o uso correto das palavras. O campo em si precisa ser recheado de palavras. E palavras poderosas. Isso é fácil, você só precisa enquadrar suas declarações em torno de palavras-chave.

Por exemplo, "acidente de carro" é uma frase que faz você pensar em vários tipos diferente de colisões de veículos. Mas se você está tentando convencer alguém a fazer um seguro, você não vai dizer que há milhares de acidentes de carro a cada dia. Você vai dizer que existem milhares de mortes relacionadas com carro todos os dias.

"Morte" é uma palavra mais poderosa do que "acidente", e anunciantes usam este método todos os dias, a fim de convencer as pessoas a comprarem seus produtos.

Vista-se Bem, Nas Não se Empolgue

esteja bem apresentadoEstar bem vestido é um dos melhores métodos para fazer você manter a confiança, mesmo que não haja ninguém por perto para vê-lo. O efeito colateral desagradável para alguém que quer convencer outra a fazer alguma coisa, é que se a pessoa é a mais bem vestida da sala, isso pode resultar em um comportamento condescendente com as pessoas que estão realmente acima de você.

Esta é uma armadilha fácil de cair, porque se nós sentimos que temos o poder em uma conversa, estamos mais propensos a amparar a pessoa dizendo coisas como: "Oh, deixe-me explicar isso para você..." É realmente muito simples. O problema é que, se não é simples, ou se você não está se comunicando bem, você praticamente fracassou.

Tenha em mente que a pessoa que você está persuadindo está acima de você. Ela tem o poder de dizer "não". Você não quer que ela perceba isso, obviamente, porque você precisa manter o controle sobre a conversa, mas ao humilhar a pessoa, você estará desafiando-a para um concurso que você não quer participar. Lembre-se que há uma linha tênue entre arrogância e ser assertivo.

Pensando no Futuro

pense no futuroUsar o tempo futuro em uma conversa qualquer pode ser uma ótima maneira de estabelecer confiança. Ele ajuda a outra pessoa saber o que você quer e que está pronto para realizar o que prometeu.

Frases como "vamos" e "então vamos fazer isso" vai levar a pessoa a acostumar com a ideia de que isso vai acontecer.

Dito isto, não seja agressivo. Tente não tomar decisões para a outra pessoa, invés disso tente falar sobre as possibilidades e os efeitos das decisões que podem ser feitas.

Fazer-se de Escasso

querer as coisas na hora certaAs pessoas querem o que não podem ter. Deixe claro que esta oferta que você está apresentando não vai durar para sempre, e que se elas não agirem rápido poderão perdê-la.

Isto funciona perfeitamente se você está vendendo um produto. Táticas comuns para o lançamento de novos produtos é torná-lo intencionalmente escasso e raro. Isso irá desencadear um sentimento íntimo de “faça isso enquanto você pode!” na pessoa.

Local certo e hora certa

falar na hora certaVocê está tentando convencer alguém a fazer algo que provavelmente não quer fazer (ainda). Isto significa que cultivar o ambiente para o seu passo é absolutamente essencial.

Estudar a pessoa e determinar como ela prefere se comunicar. Se é por telefone, email, ou pessoalmente. Eu mesma já me deparei com pessoas que acham mais confortável falar por email do que cara a cara. Tenha em mente que isso deve ser confortável para ela, não para você.

O Mínimo Pode Trazer Consequências Ruins

o minimo pode trazer consequenciasToda vez que você deixa "hum" ou "uhun" interromper o seu discurso, você perde credibilidade com a pessoa que você está falando. Ela não fará nenhuma questão de ouvir o que você tem a dizer.

Seja claro e deixe fluir a sua fala. A melhor maneira de fazer isso é praticar o seu discurso em casa ou pensar por um segundo antes de falar.

Faça Alguma Coisa Antes

faca algo antes de pedirComo uma criança, você provavelmente disse algo de bom para seus pais antes de pedir-lhes alguma coisa. Mesmo em uma idade jovem, percebemos que as pessoas estão mais propensas a nos ajudar se fizermos algo primeiro.

Você pode fazer isso antes mesmo de pedir qualquer coisa. Se você começar fazendo algum favor pra ela, ela ficará mais propensa a fazer alguma coisa para você mais tarde.

A Hora Certa

o momento certoIsto vai junto com o conhecimento sobre a pessoa que você está querendo persuadir. Estude-a e descobra o melhor momento para falar com ela.

Por exemplo, alguns executivos são muito ocupados durante o início da semana e relaxados mentalmente na sexta-feira. Isto significa que quinta-feira pode ser o melhor momento para se aproximar de uma pessoa que você precisa persuadir.

Isto é mais fácil se você está tentando persuadir um amigo ou um ente querido, porque você os conhece melhor.

Escolha o momento certo para falar com eles, e suas chances de sucesso serão altas.

Sua Opinião Com Relutância

fale sobre suas crencasVocê quer que a outra pessoa acredite em você. Você tem todas as respostas, mas como você chegou lá?

Fale sobre o que você costumava acreditar, e o que você acredita agora. Use a sua própria experiência de aprendizagem como uma história, que eles podem modelar depois. Ao fazer isso, você estará induzindo a conversa e levando-a pouco a pouco a fazer o que você quer.

Crie Suas Emoções na Hora Certa

nao demostre emocoes antes da horaDeixe suas respostas emocionais, como entusiasmo e excitação naturalmente se desenvolverem durante a conversa. Não sobrecarregue a pessoa com um zelo que você ainda não tem.

Em muitos casos, você vai querer esperar até o final da conversa para começar a aspersão na emoção e paixão. Isso irá garantir que essas emoções apareçam sinceras e logicamente fundadas sobre o que já foi dito.

Uma dica de ouro é iniciar a conversa com uma nota otimista, mas relaxada. Deixe o seu apreço crescer gradualmente e se anime de acordo com o que você fala. Desta forma, a pessoa não vai se sentir como se estivesse sendo "trabalhada". Ela não vai sentir como se estivesse fazendo um favor.

Educação e Inteligência 

educacao e inteligenciaAs pessoas verdadeiramente persuasivas compreendem o seu poder e o usa com moderação e conhecimento de causa. Elas entendem que não tem que exigir que uma pessoa faça alguma coisa ou aceite outra. As pessoas que tentam exigir de forma agressiva, tendem a perder a credibilidade do argumento, e ainda correm o risco de perder pontos para uma próxima situação (em que elas precisarão pedir de novo alguma coisa).

Quer convencer mais? Argumente mais e defenda menos.

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer