tumblr static summer sunset created by marilou

Todo mundo em algum momento da vida já teve que convencer alguém a fazer alguma coisa. E nem sempre elaborar as premissas certas, e, ou, usar o choro e a lamentação constante – pior ainda, fazer o uso da chantagem, é capaz de persuadir a pessoa a fazer o que queremos.

Ao desejarmos induzir a pessoa a fazer o que queremos, precisamos fazer o uso correto das palavras, e mais ainda, observar o nosso comportamento – de como nos expressamos com o nosso corpo. Por exemplo, se você se mantem em uma postura de inferioridade, de amedrontado, já esperando um “não” como resposta, inconscientemente você já estará induzindo a pessoa a rejeitar o seu pedido.

Lembre-se: As pessoas que conseguem as coisas são as que emitem confiança e respeito, porque usam isso como base na profundidade para obter o objeto desejado. E mais, acreditam que agindo com honestidade, qualquer coisa lhe será alcançável.

Neste artigo você irá aprender como convencer  –  de maneira simples e honesta, uma pessoa a fazer o que você quer e na hora que você quiser.

O Poder da Persuasão

o poder da persuasaoQuando decidi escrever meu primeiro romance, eu tive que convencer a mim mesma do por que eu queria escrever, e para que eu escreveria. Não foi uma tarefa fácil, porque o desejo de escrever não partiu de mim primeiro. Mas depois que comecei a escrever, eu descobri que tinha que me tornar persuasiva nas respostas, todos os dias enquanto eu estivesse escrevendo.

Mas convencer a si mesmo de uma coisa que você quer ou precisa, é fácil, basta apenas você reunir as melhores premissas e questionar cada uma delas. Dizer se elas são convincentes e se valerão mesmo a pena.

Agora quando queremos convencer alguém a fazer o que queremos, as premissas devem ser bastante condizentes ao que você quer. Por exemplo, se você quer fazer uma viagem à Paris e quer convencer os seus pais de que você é capaz de se cuidar sozinho em qualquer rua francesa, você precisa mostrar a eles primeiro, o sistema de segurança que a França trabalha para proteger os turistas. E não apenas dizer que não há nenhum perigo em viajar para Europa sozinho, já que os países da Europa são os mais seguros do mundo.

Persuadir é isso, é você reunir todas as provas (sozinho) e depois mostrá-las à (às) pessoa (as) que você quer convencer a fazer alguma coisa. É como se você fosse vender alguma coisa e precisasse mostrar a pessoa que se ela fizer a compra, ela estará fazendo a coisa mais certa na vida.

Lembre-se: É importante deixar a pessoa o tempo todo empolgada. Porque pessoas felizes agem por impulso. Pessoas tristes param no tempo, porque pensam demais. E quando pensam demais, é quase certo que a resposta será um "não".

Táticas Que Convencem

taticas que convencem

Primeira: Quem é você?

As pessoas (os ouvintes) querem saber com quem elas estão falando, ou seja, se a pessoa com que está falando é um ser humano honesto e confiável. Elas podem confiar em você? Responda essa pergunta e você saberá se as chances de você convencê-la a fazer o que você quer são altas.

Segunda: Atuação (você sorri enquanto fala?)

Você tem que fazer o método da atuação. Imagine o seu corpo demonstrando autoconfiança (de modo suave, nunca exagerado) como se elas já tivessem dito "sim", mesmo que elas não tenham aberto a boca. Haja como se já tivesse conseguido 60% do “sim”.

Você estaria em pé, ereto, sorrindo, palmas abertas, pronto para fechar o negócio. Agindo absolutamente naturalmente.

Atenção: Cuidado para não parecer arrogante. Se por um segundo interpretarem que você está sendo arrogante, os 60% caem para 0,05%.

Você tem que dar poder à pessoa de quem você quer alguma coisa. Faça-a se sentir importante, respeitada.

Terceira: Relaxe

Observe sua respiração. Você fica ansioso e nervoso enquanto espera por uma resposta? A resposta tem que ser imediata?

Vou lhe dizer como é a minha respiração quando espero por uma resposta:

Forte, pesada e rápida.

Faça o inverso. Relaxe, respire fundo e devagar.

Quarta: Método para parecer confiante (além de ajudar a relaxar a mente e o corpo)

Respire fundo e em seu estômago. Três respirações profundas (e quando você expirar tente imaginar seu estômago quase encostando as costas).

Até agora você não disse uma única palavra, porém fez várias coisas (pré-persuasão) importantíssimas para tentar convencer a alguém a fazer alguma coisa. Demonstrar confiança foi a mais importante.

Quinta: Uhum. Sim. Uhh. Hmmm. Ok, prometo

Eu tenho horror a respostas curtas como essas. Além de demonstrar falta de respeito, mostra o quão vago ela é na hora de tentar querer algo da pessoa. As respostas devem ser objetivas e claras, nada de ficar enrolando ou usando métodos de manipulação, como prometer tal coisa para ganhar tal coisa.

É claro que a pessoa (o pedinte) pode prometer algo se ganhar outro em troca, mas a promessa, -independentemente do que seja, deve ser cumprida.  Se você prometer e não cumprir, suas estatísticas para conseguir um “sim” na próxima vez será zero.

Quando você promete alguma coisa e cumpre, pode ser qualquer coisa, você estará ganhando pontos e, consequentemente, ganhará respeito e consideração daquele que você quer algo em troca. No futuro isso será uma vantagem para você conseguir outra coisa.

Então se você vai querer algo no futuro (com certeza você irá querer), você deve plantar as sementinhas agora. Comece com coisas pequenas, mostre o quão responsável você é, qualquer que seja a situação. Jamais prometa uma coisa que você não poderá cumprir. Isso irá denegrir a sua imagem, e impossibilitará de conseguir qualquer coisa no futuro.

Lembre-se sempre: Quando alguém estiver falando, espere por alguns segundos antes de responder, e dê-lhe tempo para pensar em uma resposta. Se você pensar em uma resposta enquanto ele estiver falando, você não estará ouvindo.

Todas as pessoas, inconscientemente, sabem quando alguém não está ouvindo. Isso inevitavelmente resultará em um “não” como resposta.

Sexta: Você mente? Como confiar em alguém que mente?

Mentir é como induzir a pessoa a dizer um “não”. Mesmo que ela consiga ser convincente, o ouvinte saberá em algum momento ou outro que foi enganado. E isso trará enormes consequências no futuro. Sem contar que conseguir um “sim” depois de ser desmascarado, será como tentar levantar o martelo de Thor.

Sétima e última: Dê alguma coisa ou faça uma antes de pedir

Esse é um dos maiores segredos para fazer alguém a fazer o que você quer. Pois quando você dá algo a uma pessoa, ou faz algo para ela, sem precisar que ela peça, essa pessoa se sentirá em dívida com você, e consequentemente se sentirá na obrigação de retribuir.

Mas faça com sentimento de amor. Jamais faça pensando apenas em si mesmo, desejando manipular o outro para conseguir o que você quer. Qualquer pessoa nesse mundo sabe quando está sendo alvo de manipulação.

Manipular alguém com intuito de querer algo em troca é um dos piores erros que uma pessoa poderia cometer. E se você quer convencer uma pessoa a fazer o que você quer, você deve ser honesto o tempo todo, com você e principalmente com os outros.

Para não Esquecer

pra nao esquecer

Torne-se uma pessoa confiável.
Mantenha uma postura correta e respeitosa enquanto fala.
Relaxe, procure sempre manter a calma.
Demonstre autoconfiança na medida certa.
Nunca dê respostas vagas, ou demonstre que você não está ouvindo o que a pessoa está dizendo.
Jamais minta.
Sempre que prometer, cumpra.
Nunca, jamais tente manipular alguém.
Faça algo antes de pedir.

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer