51390 anime scenery anime sky and clouds

O conceito de vida pós-morte é um tema bastante abrangente, porque envolve crenças e interpretações peculiares em cada uma das religiões. A morte, para muitos poetas ou filósofos é vista como uma musa inspiradora. Schopenhauer, filósofo alemão que viveu entre 1788 e 1860, nos deixou arquivado que a morte é um gênio inspirador, a musa da filosofia.

Em A morte de Ivan Ilitch, o autor do livro Leon Tolstói, descreve que o homem em quase toda a sua trajetória de vida, leva uma vida medíocre, e que só no momento da sua morte ou quando sabe quando realmente vai morrer, é que reflete sobre como foi a sua jornada de vida, e a partir daí começa a se questionar sobre como será a sua morte.

Sabemos que todos nós estamos fadados a morrer, cedo ou mais tarde. Mas perguntemos: Independente de como e quando será a nossa morte, estamos preparados para entrar em um mundo onde ninguém nunca entrou e voltou para nos contar?

Bem, talvez tenhamos uma resposta.  

EQM - Experiência de Quase Morte

eqmNos últimos quarentas anos uma infinidade de profissionais, incluindo médicos, pesquisadores, enfermeiros e tantos outros, vem estudando pacientes que tiveram experiências em outro mundo após passar por alguns instantes pela morte. Muitos deles, ao voltar relataram ter tido sensação de paz, leveza e tranquilidade, após ver-se flutuar momentaneamente sobre o corpo. Muitos também relataram ver uma luz branca, que o envolvia como um cobertor.

O termo EQM foi criado pelo americano médico e psiquiatra Raymond Moody Jr, nos anos 70, para referir-se aos relatos de vida curta pós-morte.

Estágios Clássicos do EQM

eqm experiencia de quase morteDentre centenas de relatos que foram coletados, alguns pacientes descreveram ter ouvido um tipo de zumbido forte ou então uma música celestial, diferente de tudo que os nossos ouvidos puderam ouvir. As sensações podem ser diversas, mas a mais comum é a sensação de estar em paz. Pesquisadores na área da ciência responderam essa sensação, como o resultado de uma liberação excessiva de endorfinas diante de uma situação de estresse.

Outras sensações dadas como estágios clássicos de uma EQM, é que alguns pacientes disseram ter visto seus corpos deitado sobre a mesa de cirurgia, ou em meio às ferragens, quando vítimas de acidentes de carro. Disseram também ter visto vultos de anjos ou pessoas queridas que já partiram. O mais incrível dos estágios é que dependendo do grau da consciência que tiveram ao se verem fora do corpo – morte momentânea, era os acontecimentos mais importantes passando em sua mente como um filme.

Relatos de EQM

relatos de eqmRaymond Moody, em seus anos de trabalho escreveu um livro inteiro contando histórias em que Elvis Presley fizera aparições. Para Moody, ver Elvis era uma coisa muito comum. Em outro livro, chamado, Transformados pela Luz, o médico Melvin Morse registrou o depoimento de uma professora que afirma ter encontrado Elvis, a quem havia estado perto quando criança. Ela descreve tê-lo visto saindo de um lugar com intensa luz, depois ter pegado sua mão e falado: “lembra-se de mim?”

Sharon Stone, estrela principal do filme Instinto Selvagem, relatou já ter tido uma experiência EQM. Após ter passado por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento cerebral, ela contou aos médicos ter tido sensações perturbadoras durante o período de inconsciência. Ela relatou ter atravessado rapidamente uma espécie de túnel, sendo coberta por uma forte luz branca que lhe transmitia uma sensação de paz. Ela contou também ter sentido a companhia de parentes e amigos, aparentando estarem prontos para recebê-la. Mas antes que ela pudesse reagir a eles de alguma forma, algo a puxou e ela voltou, acordando no corpo novamente.

Além da Morte

alem da morteEmbora muitos acreditem que a EQM se trata apenas de um fenômeno da mente, as experiências e relatos das pessoas que estiveram do outro lado as mantêm convencidas de que a vida em si não acaba, não morre. A ciência por outro lado, tenta provar o contrário, buscando explicações racionais que destruam a ideia de vida após a morte. A mais clichê delas, é que tudo não passa de uma imaginação criada pela própria mente em um momento de estresse forte, ou um sonho que só pareceu ser lúcido. Outra questão que eles também rebatem é: Por que os depoimentos são tão parecidos uns com os outros? Afinal, se um disse como foi estar do outro lado, outros também podem dizer, por se sentirem influenciadas pelas as mesmas.

Pesquisadores liderados pelo cardiologista holandês Pim van Lommel entrevistaram 344 pacientes de dez diferentes hospitais da Holanda que, ressuscitados após paradas cardíacas, haviam passado por EQMs. Todos tinham em comum o fato de, por alguns minutos, quatro em média terem sidos considerados clinicamente mortos. Já 18% deles disseram ter tido alguma memória do período de inconsciência e 12% relataram ter passado claramente por pelo menos um dos estágios clássicos de uma EQM.

A Consciência é Imortal

consciencia imortalNossa vinda a esse mundo é uma passagem, não importa quanto tempo se passe, haveremos de deixar nossos corpos. Mas jamais deixaremos nossa consciência. Jamais nos esqueceremos de quem nós fomos um dia, ou o que fizemos. Seja nessa vida ou em outra, nossa consciência sempre nos acompanhará em nossas jornadas pelo o mundo, em nossas aventuras pelo o universo. Porque sempre nos lembraremos do quanto fomos e somos importantes para o universo.

Não tenhamos medo do que há no outro lado, tenhamos medo do que fazemos enquanto estamos aqui, porque é isso que definirá o nosso destino, o nosso lugar no outro mundo, no mundo invisível aos nossos olhos. Somos responsáveis por tudo que fazemos, e cada plantinha que semearmos, o fruto inevitavelmente terá que ser colhido em algum momento. E você escolhe agora o fruto que vai querer semear. As leis estão aí, basta tirarmos o véu para vermos o mundo perfeito que Deus criou em sua Infinita Sabedoria.

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer