wallpaper minimalist 21

A espera de algo que possa acontecer, ou o que uma determinada pessoa possa estar prestes a nos dizer, pode nos deixar terrivelmente tensos. Quando criamos expectativas, nossa mente trabalha o tempo todo no que “poderá acontecer” e se “acontecerá conforme esperamos”, para não dizer queremos.

Estamos o tempo todo criando ilusões em nossa mente, criando expectativas que vão muito além do que são na realidade. E a maioria dessas expectativas não passa de fantasias, criadas apenas para gerar conflitos com o nosso ego. Queremos uma coisa, esperamos por ela, e quando ela não acontece, nos entregamos ao estado de angústia e apego. 

Quando As Cosias Não Saem Como Esperado 

quando as coisas nao saem como planejadoMas todas a vezes que criamos expectativas em relação à um fato, o futuro ou à alguma pessoa, nosso cérebro passa a sintonizar com essas expectativas produzindo dopamina, e quando estas não lhe são atendidas, podem se tornar incomodas, tanto quanto um soco no estômago. Como uma criança de 4 anos de idade, que deseja apenas mais um biscoito e não é atendida. Essa situação pode levar a criança ao total descontrole e desespero. Wolfram Schultz, professor na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estudou os vínculos entre a dopamina e o circuito de recompensa.  

A dopamina se concentra no interior do cérebro, no núcleo accumbens, e dispara com antecipação as recompensas primárias. Schultz descobriu que quando uma sugestão do ambiente indica que você está prestes a obter uma recompensa, o cérebro rapidamente libera dopamina em resposta. Recompensas inesperadas liberaram mais dopamina do que as esperadas. Assim, o bônus da surpresa no trabalho, mesmo que pequena, pode impactar mais positivamente a química do cérebro do que um aumento salarial esperado.

Vivendo Na Frustração

frustracaoPorém, se você espera uma recompensa e esta não lhe é dada, os níveis de dopamina caem abruptamente. Este sentimento não é muito agradável, e ele se assemelha a dor. Por isso, quando você espera um aumento de salário, por exemplo, ou um encontro que você planejava há dias, você acaba criando frustrações que o deixem ansioso e nervoso por um bom tempo.

Então  sempre que você ficar triste ou frutrastado, lembre-se que o seu nível de dopamina deve ter caído drasticamente.

"Os baixos níveis de expectativas não atendidas são algo que todos nós experimentamos, e constantemente."

A dopamina é o neurotransmissor do desejo. Níveis de dopamina aumentam quando você quer alguma coisa, mesmo algo tão simples como querer atravessar a rua.

Dopamina Na Medida Certa 

nivel de dopaminaO número de conexões feitas por segundo no cérebro, também está ligado aos níveis de dopamina. O efeito da cocaína por exemplo, aumenta quase cem por cento os níveis de dopamina. Quando os níveis de dopamina são demasiado baixos, o número de conexões por segundo no cérebro cai.

Expectativas positivas aumentam os níveis de dopamina no cérebro, e esses níveis aumentados melhora o poder de concentração. É por isso que os professores sabem que as crianças aprendem melhor quando elas estão interessadas ​​no assunto. Interesse, desejo e expectativas positivas são pequenas variações sobre uma experiência semelhante, uma experiência de ter um aumento do nível de dopamina no cérebro.

A ligação entre as expectativas, a dopamina e a percepção, pode explicar por que a felicidade é um estado excelente para o desempenho mental e resolução de problemas.

Talvez a busca ilusória para a felicidade esteja realmente na busca dos níveis adequados de dopamina. A partir desta perspectiva, para criar uma vida "feliz" você precisa viver uma vida com uma quantidade boa de novidade, criar oportunidades para recompensas inesperadas, assim, você poderá produzir efeitos condizentes ao estado que queira estar.

As Expectativas Certas

expectativas certasSe seu objetivo é ser eternamente feliz, ou apenas melhorar o seu desempenho no trabalho, é evidente que será útil melhorar a forma como você gerencia as expectativas, para criar os níveis adequados de dopamina.

Não estou dizendo que você precisa servir-se de cocaína, ou qualquer outra substância que induza a maiores níveis de dopamina. A melhor maneira de gerir as suas expectativas (sem efeitos colaterais) é começar a prestar atenção nelas. Gerir as expectativas é também uma oportunidade para ser mais pró-ativo consigo mesmo na maneira de regular as emoções, criando o cenário certo para o bom desempenho, ao invés de apenas resolver os problemas quando as coisas derem errado.

 

Grandes Líderes Gerenciam Cuidadosamente Suas Expectativas 

grandes lideresQuando Barack Obama foi empossado como o novo presidente dos Estados Unidos em 2009, ele teve o cuidado de garantir que as pessoas reduzissem suas expectativas em relação a ele.

Então lembre-se: Alterar conscientemente o que você espera, pode ter um impacto surpreendente na sua vida. O que pode deixá-lo triste e ansioso, por outro lado pode deixá-lo feliz e entusiasmado.

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer