happy woman hd 1080p wallpapers download

Quantas vezes nos mantemos frequentemente preocupados com coisas que ainda vão acontecer. Quantas vezes nos concentramos demasiadamente nos erros que cometemos no passado. A quantidade pode ser assustadora. Mas saibamos que não só viver de passado e futuro já tem um efeito dramático sobre o nosso bem-estar emocional, como também pode ter um impacto na nossa saúde física.

O que significa viver plenamente o momento presente? Viver plenamente o presente, significa ter a consciência completamente centrada no "agora". Você se mantêm preocupando com o futuro ou pensa muito sobre o passado? Se você está vivendo o presente, você está vivendo onde a vida está acontecendo. O passado e o futuro são ilusões, eles não existem. Como diz o ditado: "o amanhã nunca chega". Amanhã é apenas um conceito, amanhã está sempre à espera para vir ao virar uma esquina, mas em torno desse canto são sombras, para nunca mais ter luz derramada sobre ele, porque o tempo é sempre o agora.

Certa vez Sêneca disse: “Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.”

Passamos a nossa vida inteira vivendo e remoendo o passado. A vida inteira, vivendo e criando expectativas para o futuro, e o presente, o verdadeiro significado da vida, deixamos passar sem que ao menos percebamos. Vivemos a vida inteira atrás de coisas que talvez nunca aconteçam. O presente tornou-se monótono, maçante para a maioria de nós. Vivemos mais no “quando isso acontecer”, ao invés de “isso está acontecendo agora”.

Esperando pelo futuro, acabamos por deixar de viver o presente, de viver o agora. Tornamo-nos reféns, aflitos e muitas vezes, escravos doentes. A necessidade, o anseio, a busca e a espera obsessiva por algo que está no futuro, ou algo que não podemos adquirir no presente, pode tornar-se fatalmente um perigo para o nosso equilíbrio emocional. E nos desestabilizar a ponto de não sabermos o quão acordados devemos estar, quando deixamos de viver o melhor da vida: que é viver o agora.

Thich Nhat Hanh, monge budista e vietnamita, nascido em 1926, nos ensina uma pequena reflexão sobre o verdadeiro saborear de uma xícara de chá.

Não basta apenas degustarmos o chá, é preciso que estejamos completamente conscientes do que estamos fazendo, para sentirmos o verdadeiro prazer e sabor do chá. “Somente na consciência do momento presente, as nossas mãos podem sentir o agradável calor da xícara. Somente no presente, podemos sentir o aroma e a doçura, apreciar o requinte do sabor. Se estivermos ruminando acerca do passado, a experiência de saborear a xícara de chá nos fugirá completamente, e então, quando olharmos a xícara, o chá já terá acabado.”

Viver o momento é viver os dias com sabedoria e flexibilidade

A lógica é que, se você não está vivendo o presente você está fantasiando o presente, ou seja, você está vivendo uma ilusão irreal. O passado, o futuro são coisas totalmente inversas à saúde psíquica, porque ela exige uma concentração de pensamento, e essa concentração, essa doação desnecessária de energia é desgastante para o corpo físico. E também para o corpo mental.

Leia também: 5 Passos Para Você Começar a Viver o Agora

Para o “amanhã” sempre haverá o “agora” primeiro. Então, devemos viver o presente, nos concentrarmos no que está acontecendo a nossa volta. No que está acontecendo agora. Isso não significa que não devemos planejar o futuro, especialmente se queremos um futuro melhor, mas o futuro, só será real se o tornarmos presente agora.

A única maneira de afetarmos o nosso futuro e movermos em direção a ele é através do trabalho consciente no presente – saber onde nós estamos e o que estamos fazendo, porque só assim poderemos exercer algum controle sobre ele e consequentemente, vivermos a nossa vida resplandecentemente de olhos abertos.

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer