flat landscape winter edition by jovicasmileski d9jbz70

Ser um escritor não basta apenas ter inspiração para escrever. Não basta apenas buscar as palavras certas, para expressar os sentimentos. Ser um escritor é ser e estar apaixonado pelas palavras. É ser obcecado pela fantasia que brota no seu íntimo, é desaparecer da realidade e aparecer no mundo da ficção, onde você pode criar e revelar seus sentimentos mais íntimos, revelar e descobrir seus desejos mais intensos. É viver e morrer em uma vida que não é sua. Ser escritor é ter a magia nas mãos e o poder na imaginação. – DC Bauer

A Arte Vem de Dentro

a arte vem de dentroComo todos sabem, um escritor não apenas escreve. Ele vive e revive na pele de seus personagens. Ele vive a vida e os sentimentos dos seus personagens. Mas antes disso, antes de criar os personagens e desenvolver a história, o escritor precisa primeiro penetrar no “seu” mundo. Ou seja, ele precisa desenvolver a habilidade de pensar.

“Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida”. – Fernando Pessoa

Um Momento Com Você 

um momento com vocePara agir (escrever), um escritor precisa meditar (pensar), para só depois colocar suas ideais em ação, ou melhor, para depois dar vida ao que ele escrever. Cada palavra que existe, existe um significado próprio, porque ela dá ao leitor o poder de imaginar e visualizar as cenas em suas mentes. Mas nenhuma palavra tem poder, se ela não fora colocada de maneira correta em uma frase ou parágrafo. É como se ela fosse morta, e quando ela fosse colocada na estrutura correta, ela passaria a ter vida. Ou seja, sozinha uma palavra não é nada. Não induz a nenhum sentimento.

Trabalhar a Mente

trabalhar a mente“Na minha opinião, ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção.” – José Saramago

Então para desenvolver a escrita, para desenvolver a mentalidade de um escritor, é preciso que desenvolva hábitos que o induza a trabalhar a mente. Que o induza a desenvolver o artista que há dentro dele, através do “pensar“.

Para essa colocação, há três ferramentas que você pode usar para desenvolver a mentalidade de um escritor. São elas: Ser curioso, ser você mesmo e jamais pensar em desistir.

Tenha Interesse Por Tudo ­– Seja Curioso

tenha interesse por tudoMantenha-se informado de tudo, ou pelo menos quase tudo. Um escritor não apenas escreve, ele lê. E lê o tempo todo. Sobre tudo e sobre qualquer coisa. Então se os acontecimentos alheios não despertam o seu interesse, é bom passar a observar mais o que está acontecendo a sua volta. Pois é através dos eventos (mesmo o mais insignificantes) que se nasce uma boa ideia.

Outra característica importante para desenvolver a curiosidade é interessar-se mais pelas pessoas, sair do seu “mundo”, entrar no dos outros, aprender a ouvir, aprender a prestar atenção no que o outro tem a dizer. Através de uma boa conversa, muitas ideias podem surgir, porque quando deixamos de enxergar só o que nos interessa, novidades podem aparecer o tempo todo.

Jamais Deixe de Ser Quem Você É

jamais deixe de ser quem voce eCada ser único tem seu talento próprio. Sua essência distinta, sua individualidade única. Cada escritor tem seu jeito “especial” de escrever, de levar o leitor a ter os sentimentos desejados. Então você jamais deve imitar outros escritores. Você pode modelar, usar a escrita deles como uma inspiração, para o começo de uma nova ideia. Ou um novo gênero.  Por exemplo, quando eu comecei a escrever, primeiro eu desenvolvi um modelo a partir de uma escritora que trabalhava sobre o mote que eu queria escrever. Criei um modelo para poder desenvolver e saber qual era o meu. Sobre o que eu queria escrever (gênero). E a partir daí, eu desenvolvi o meu próprio modelo. Meu próprio “jeitinho” de escrever.

Nunca Se Esqueça

nunca se esquecaEntão, lembre-se sempre, que para desenvolver a mentalidade de um escritor você precisa ter o seu próprio jeito de escrever. Ter a sua própria assinatura. Você tendo a sua assinatura, você passa a se tornar um escritor único, excepcional, diferenciado.

Outra característica interessante que vai ajudar você a desenvolver a mentalidade de um escritor é acreditar em você mesmo. Acreditar que você é um escritor único, diferente, que escreve da sua maneira, e que admira seu trabalho. Sentir orgulho de ser o que é.

Desistir Jamais

jamais desistaNão adianta você se interessar pelo o mundo, acreditar em si mesmo, mas parar no meio do caminho. Você jamais deve pensar em desistir. Escrever pode ser fácil ou difícil, dependendo de como você quer que seja. E se você pensar em desistir, achar que não é capaz de terminar o seu livro, você nunca manterá a mentalidade de um escritor. Porque um escritor apaixonado, jamais desiste do seu trabalho. Ele é persistente, determinado.  Porque para ele não há limites. Sabe que a luta diária é árdua, mas que será gratificante no final.  Não dá lado para preguiça, não arruma desculpas e jamais tem medo. Não importa quanto tempo demore, quais obstáculos terá que enfrentar, um escritor de sucesso não vê um futuro de desistência.

Você Será Capaz de Escrever Sobre Qualquer Coisa

voce sera capaz de escrever sobre qualquer coisaAprenda a desenvolver hábitos que o estimule sempre a escrever. Desenvolva pensamentos que o motive sempre a trabalhar. Quando você tiver reunido todos esses requisitos, você estará apto a escrever qualquer coisa, porque daí, você terá desenvolvido a mentalidade de um escritor.

Leia também: Como Escrever um Livro

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer