relax HD

Em uma sociedade moderna como a nossa, o grau de ocupação que exercemos sobre o nosso cotidiano, vem crescendo cada vez mais rápido. O bem-estar mental e físico é importante em todos os aspectos da nossa vida. E dominar o estresse é impossível, mas com algumas técnicas fáceis, é possível aliviar o “mau humor do nosso corpo”.

Primeiramente vamos saber o que é o estresse. Como a maioria pensa, estresse não é apenas um alerta do corpo, dizendo que sua mente e corpo estão sobrecarregados.

Além de todo “o mundo” que carregamos nas costas, qualquer coisa que ameace o nosso bem-estar é um aliado forte para o estresse. Algumas tensões podem até nos fazer marionete, fazendo-nos pensar que determinadas pressões são importantes para nossa saúde psíquica. Sem qualquer corolário de sentimentos nascidos a partir de uma situação de estresse, provavelmente nossa vida seria chata. Consequentemente nos sentiríamos inúteis. No entanto, uma dose excessiva de estresse no nosso “copo diário de estresse”, é capaz de nos fazer adoecer rapidamente. Tornando-nos assim, vítimas viciadas da fúria, da ira, da impaciência e das dores físicas. Sim, nosso corpo repercute todos os sentimentos vividos por ele.

O modo como você interpreta (impacientemente) e reage (fadigosamente), diante de um desafio também pode ser sintoma de estresse. Sua interpretação dos acontecimentos e desafios da vida pode decidir se são revigorantes ou prejudiciais para você.

Um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, os pesquisadores descobriram que o estresse não era o problema, mas sim a forma como reagimos aos elementos estressores.

Possíveis efeitos do estresse sobre seus pensamentos e sentimentos:

Irritabilidade
Raiva
Inquietação
Ansiedade
Esgotamento
Depressão
Sentimento de insegurança     
Tristeza
Fadiga

Possíveis efeitos do estresse sobre o seu corpo

Glutonaria (comer demais)       
Falta de apetite              
Abuso de álcool ou drogas        
Aumento no consumo do tabaco           
Súbitas explosões de raiva       
Retraimento social       
Problemas de relacionamento

Bem, esses são alguns dos muitos outros problemas que você pode acarretar se você não lidar de forma calma e inteligente, com o estresse diário.

leto plyazh otdyh relaks pesok

Aqui falaremos de algumas técnicas fáceis de relaxamento que você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar. Não é preciso passar um fim de semana inteiro em um Spa, ou horas em modo “molho” para recuperar-se dos dias mal vividos. Basta apenas um tempinho a sós com você. Bastam apenas 15 minutinhos agendados em sua agenda diária.

  1. Meditação

Alguns minutos por dia de meditação podem ajudar aliviar o estresse, e ainda diminuir bastante a ansiedade. Uma pesquisa realizada comprovou que a meditação diária altera o cérebro pelas vias neurais, sendo capaz de torná-lo resistente ao estresse.

Como fazer?

É simples. Basta sentar-se em uma posição confortável, fechar os olhos e concentrar sua atenção em pensamentos positivos. Você pode recitar algum mantra da sua escolha em voz alta ou em silêncio mesmo. Ex: “Estou em paz com universo e comigo mesma”. “A tranquilidade e a calmaria estão sempre ao meu lado.” “Eu quero, eu posso, eu consigo”. “Eu a serenidade somos um”. Mantenha sua mão na barriga para sincronizar o mantra e trabalhe a respiração mantendo-a lenta e profunda. Evite qualquer pensamento perturbador e concentre-se apenas em suas energias. As que entram e as que saem de você. Você também pode imaginar-se no meio do oceano flutuando sobre um colchão, sentindo os ventos, ouvindo o som das águas. É possível até que você consiga sentir o odor salgado nas suas narinas. Ou a brisa batendo contra seu rosto. Não é difícil, basta apenas saber se conectar com você mesmo.

2. Desacelere/Saiba onde você está

“Opa! Diminua um pouco aí!” — Seu corpo dizendo.   
Estar consciente no mundo em que vivemos é praticamente quase impossível. O mundo está à nossa volta, mas estamos “ocupados” demais para perceber sua magnitude. É muito importante sabermos a onde estamos e o que estamos fazendo. Ex: Quando estiver caminhando, sinta o chão. Sinta seus pés firmes pisoteando a calçada. (Quando possível, caminhe sobre a terra, ela têm um poder muito grande sobre nosso corpo. Ela nos transfere energia).  Sinta o ar batendo suavemente contra seu rosto, observe como ele perambula em seu corpo enquanto você caminha. Dê uma corridinha básica, apenas para ressaltar como ela reage de forma diferente em sua pele. Respire. Inspire. Aprecie o sabor dos alimentos. Aprecie a vista a sua volta. Aprecie a presença dos seus amigos, dos colegas do trabalho, da família, do namorado ou namorada. Saiba o quão vivo eles estão e o quão vivo você está. Quando você estiver consciente no mundo, tudo e todas as coisas se farão importantes para você. Consequentemente isso o fará menos tenso no seu dia-a-dia.

3. Esteja em sintonia com seu corpo          
Sonde diariamente e frequentemente as variações do seu corpo.

Como fazer?    

Deite-se de costas ou sente-se com os pés no chão. Comece sentindo os dedos do pés. Um por um, mexendo-o para todos os lados. Observe como seu couro cabeludo reage a cada movimento que você faz no pé. Atente-se para a respiração, controle-a para que ela sincronize com o pensamento concentrado em cada parte do seu corpo. Ex. A cada inspirada mude sua concentração no seu corpo. É importante você ficar atento a cada parte do seu corpo, como ele reage, se tem dor ou prazer. Se você preferir, toque-o gentilmente com as pontas dos dedos, deslizando-os suavemente sobre a pele. Repita essa técnica por uma ou duas vezes, ou até se sentir leve e confortável.

4. Utilização de envoltório

Coloque um envoltório de calor morno em torno do seu pescoço e ombros durante 10 minutos. Feche os olhos e relaxe os músculos do rosto, pescoço e peito superior. Após usar o envoltório, use uma bola de tênis ou rolo de espuma para massagear o local, diminuindo pouco a pouco a tensão.

5. Rir em voz alta

Uma das técnicas mais prazerosas para aliviar a tensão e o estresse é dar uma boa gargalhada.  Ela é um estímulo excelente para aliviar toda a carga mental que adquirimos diariamente. Ele reduz o cortisol (hormônio do estresse do corpo), e aumenta a endorfina no cérebro, responsável pelo o nosso humor. Assista a uma comédia do seu gosto, leia livros que descreva o mundo de forma alegre, engraçada, contagiante. Simule uma cena engraçada e ria dela em frente a um espelho. Dê boas gargalhadas conversando com algum amigo especial. Recorde de cenas engraçadas que você passou e riu muito quando ela aconteceu.

6. Playlist

Selecione algumas músicas ou sons da natureza (o oceano, um riacho borbulhante, o chilrear dos pássaros), e permita que sua mente decole para os mais lindos lugares que existem na natureza.  Concentre-se nas melodias, nos instrumentos e nas vozes suaves no som que você ouve. Uma pesquisa realizada mostrou que ouvir música suave reduz a pressão arterial, melhora a frequência cardíaca e diminui os níveis de ansiedade.

7. Mova-se

Exercícios diários ou semanais também ajudam a aliviar o estresse.

Exercícios como yoga, caminhadas e corridas não só aliviam o estresse, como ajuda também na depressão. Lembre-se de sempre se alongarem antes de qualquer atividade física.

8. Sentimento de gratidão sempre

“Ser grato por suas bênçãos anula pensamentos e preocupações negativas", diz Joni Emmerling, um treinador de Greenville, NC.              

Quando agradecemos por todas as coisas, tudo a nossa volta se transforma. Nossa vida se transforma. Ficamos mais felizes, mais entusiasmados, mais positivos e mais saudáveis. E quanto mais felizes, mais entusiasmados, mais positivos e mais saudáveis, mais prosperidade, mais bem-estar, mais alegria de viver.

Viu como é fácil cuidar de nós mesmos? Fácil, prático e rápido. Você só precisa de alguns minutinhos por dia.

Para terminar esse artigo: Fique sempre atento a sua saúde. Cuide-se. Ame-se. E observe o mundo maravilhoso que existe a sua volta. Você pode fazer isso, você quer fazer isso!

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer