como os caras lidam com a separacao

“Meu namorado e eu terminamos há duas semanas, os motivos para falar a verdade, nem mesma eu sei. Mas eu sei que ele gosta de mim (bom, eu acho). E eu dele. Estou sofrendo muito por não estarmos juntos. Eu quero ligar pra ele, mas não acho que seja uma boa ideia, porque foi ele que terminou comigo. Se ele gosta mesmo de mim, é ele que deve me procurar. Como saber se ele está sentindo a minha falta? Como os caras lidam com a separação? Será que ele também está sofrendo, apesar de ter sido ele a terminar comigo?”
– Aninha, Londrina

Uma dúvida que mais parece uma faca perfurando o peito é tentar saber se o cara que namoramos, também está sofrendo com a separação. Nós mulheres, choramos, rolamos na cama, roemos as unhas, ouvimos músicas apaixonadas, tudo para tentar sarar a dor que nos parte ao meio: a dor da saudade.

Mas e os homens? Será que eles também sofrem com a separação? Como eles reagem verdadeiramente a um rompimento?

Se você deseja saber o que se passa na mente de um homem quando ele termina com a namorada, continue lendo e descubra como é o seu comportamento diante a um término doloroso ou não doloroso.

Verdades Sobre Como Um Homem Lida Com a Separação

verdades sobre como um homem lida com a separacaoAntes de começar, gostaria de falar sobre alguns equívocos exemplos, de como os homens lidam com a separação. Muitas mulheres, acreditam fielmente que eles não são dignos de sofrer por uma separação. Pensamentos como, “eles não sofrem, eles arrumam outra,” ou “eles não estão nem aí, porque existe uma infinidade de mulheres querendo estar com eles.” A verdade é que eles não sofrem como nós mulheres. Eles não choram desesperadamente como nós, ou nem fingem que não estão nem aí. Eles têm uma forma peculiar de demonstrar seus sentimentos.

A separação é difícil para todos. Independente se houve ou não sentimento, todo mundo sofre com a separação.

Para eliminar qualquer dúvida sobre como os homens lidam com a separação, observe algumas dessas verdades universais, e surpreenda-se com o seu comportamento longe de sua ex amada.

Um Fato Sobre o Comportamento de Um Homem Após a Separação

um fato sobre o comportamento de um homem apos a separacaoSe um cara se comporta terrivelmente como um garoto de 15 anos (agindo como se não tivesse mais nenhuma responsabilidade), ficando com qualquer garota, saindo para beber – até ficando bêbado, significa que ele está vivendo o que está acontecendo em sua mente, ou seja, seu comportamento é resultado das suas emoções internas. Se a sua volta há bagunças de mau comportamento, dentro há mais ainda.

Por Que Um Cara se Mostra Totalmente Frio Após Uma Separação?

por que alguns caras se mostram frio apos a separacaoSe você parar para pensar, romper um relacionamento deveria ser como tirar um band-aid - você puxa de uma vez e a dor só acontece na hora. Mas infelizmente não é dessa maneira, as pessoas sofrem (e muito) e para os homens em geral, é muito mais difícil terem que voltar e discutir a relação, do que para nós mulheres. Eles não querem discutir, conversar ou explicar qualquer coisa sobre o que causou o rompimento. Isso também se aplica aos amigos, eles desabafam, mas muito superficialmente, nada muito profundo ou íntimo que possa os expor. Nesse ponto, eles gostam de agir como se nada no mundo fosse capaz de desmoroná-los emocionalmente.

Na verdade, os caras gostam de manter seu espectro emocional focado em uma gama de emoções – em um lugar entre a diversão e a satisfação. Então, qualquer interação que um cara sabe que o levará para fora dessa gama de emoções é uma interação que ele evitará o máximo que puder. Porque ele não quer se deixar mostrar fraco e sentimental pra ninguém. Daí o tão chamado comportamento frio após o término.

Muitos caras acreditam que uma conversa não é capaz de concertar as coisas, por isso eles cortam qualquer tipo de comunicação com a garota. Não é que eles não se importam, mas eles sabem que essa conversa não os levará a lugar nenhum. Os homens sabem disso, inconscientemente. Para eles é tudo muito claro em sua mente.

Mas e o Cara Que Começa um Novo Relacionamento Logo Após o Término?

como os caras lidam com a separacao comportamentosPode ser por vários motivos. No caso de você ter o deixado, significa que ele não quer ficar sozinho e nem lidar com a dor da rejeição sobre o término. Ou seja, ele não quer ficar pensando nisso. Às vezes, é bem simples mesmo.

Quando um cara mergulha em um novo relacionamento tão rapidamente, significa que ele está em busca de uma dose de validação feminina externa para obter uma sensação falsa de autoestima e valor próprio. Mas, em longo prazo (às vezes até mesmo em curto prazo) o custo poderá ser alto, consequentemente se converter em uma necessidade incapacitante. Ou seja, ele procura por um sentimento de validação dependendo de como uma mulher o trata. Enquanto estiver dando certo, ele estará bem, caso não, o desmoronamento interno será inevitável. Ele poderá fingir, mas jamais para si mesmo.

Portanto não é incomum vermos muitas pessoas buscarem a aprovação dos outros, deixando sua felicidade e autoestima depender de como são tratadas.

Nisso, para homens e mulheres o crescimento no relacionamento está na responsabilidade emocional de cada um. Quando uma pessoa (do sexo masculino ou feminino) se conscientiza de que somente ela pode ser responsável por suas emoções, ações e reações, o desejo de buscar a aprovação dos outros (dependência exterior para se sentir feliz) acaba. Do contrário, a dor da separação se originará, fazendo com que cada um passe a culpar o outro pela infelicidade no relacionamento. É incrivelmente doloroso colocar todas as nossas emoções nas costas dos outros, responsabilizando-as por elas. Ninguém é responsável pelo o que sentimos, senão nós mesmos. Bob Proctor cita que só é verdade as coisas que nos dizem, quando acreditamos nelas. Então, quando alguém lhe diz algo que não gosta, mas você acredita e reage aquilo, é porque é verdade.

Voltando ao bullseye. A forma como um cara lida com o rompimento de um relacionamento, depende de como ele se sentia quando estava nele. Muitas vezes, para suprir o sofrimento interminável, muitos caras pulam em outro relacionamento para que eles possam continuar alimentando seu senso de bem-estar.

Não é porque eles não querem lidar com o fim do relacionamento, é mais porque eles não sabem como lidar. Eles estão sofrendo e só querem que isso acabe, independente do que eles precisem fazer para que isso acabe. Isso claro, quando são eles a serem deixados, ou seja, quando é a namorada que termina.

E o Cara Que Termina Com Uma Mulher e Imediatamente Começa a Namorar Outra?

um cara que termina com uma mulher e imediatamente comeca a namorar outraO que eu vou dizer é meio doloroso, mas quando um cara termina e imediatamente começa a namorar outra, significa que ele não estava feliz no relacionamento. Era só uma questão de tempo até surgir uma oportunidade para ele pular de navio.

Isso é uma situação em que todos nós (homens e mulheres) já estivemos. Descobrir que alguém que amávamos, na verdade não estava conectado como pensávamos, é uma das piores dores que poderíamos sentir após um rompimento. Para evitar mais sofrimento futuro, a melhor coisa que uma pessoa (rejeitada) poderia fazer é aceitar e seguir em frente. Conhecer outras pessoas, viver outros romances. Claro, há opções que você pode tentar, como procurar ele, tentar conversar, tentar convencê-lo de algo, mas se tem uma coisa na vida que não dá certo, é tentar mudar a mente de um homem. Se ele terminou com você, ótimo, isso não quer dizer nada. Isso não quer dizer que é sobre você, que é sobre o seu valor, sua atratividade ou nada disso. Não tem nada a ver com você, você não precisa entender isso, você só precisa acreditar que você é a garota especial de alguém. Coloque um ponto final nisso e mova-se para ir ao encontro da sua verdadeira alma gêmea.

E o Cara Que Termina e Simplesmente Começa a Ficar Com Todas as Mulheres Que Aparecem em Sua Frente?

um cara que termina e simplesmente comeca a ficar com todasHá uma frase assim: “se um homem após o fim do relacionamento começa a sair com todas as mulheres que ele vê, significa que ele está devastado emocionalmente”.

Bom, nem sempre esse é o caso.

Todo homem possui um conjunto de valores fundamentais sobre quem ele é, o que ele representa e o que ele realmente quer da vida. Às vezes, em um relacionamento, um cara que realmente gosta da garota pode começar a comprometer esses valores fundamentais. Talvez ele mude seu estilo de vida, pare de sair com certos amigos ou simplesmente mude alguns hábitos. Tudo para agradar a garota. Parece romântico, mas ao longo prazo, o cara começa a se sentir com “fome” da vida que ele levava. Isso definitivamente muda o cara, e por sua vez, o relacionamento também. Como resultado disso, o relacionamento acaba sofrendo as consequências. Tudo por causa de uma cara que mudou por obrigação, e não por livre espontânea vontade. (Mesmo que ele diga que foi por querer). Se ele tivesse feito (entendido) do por que ele fez, ele não acabaria com “fome” do passado.

ESPECIAL: 10 Sinais Inegáveis Que Ele Está Apaixonado Por Você 

Quando o relacionamento já não consegue mais enganar a “fome” desse cara, ele é forçado a avaliar o relacionamento - se ele gosta ou não da pessoa que ele se tornou, e então começa a avaliar também o motivo que o levou a mudar – se ele gosta dela o bastante para continuar ou não.

Então, há uma solução para isso? Bem, você pode se reunir com suas amigas e tentar discutir o comportamento dele.  Talvez vocês cheguem a uma conclusão de que ele faz isso (sai com todas) porque está sofrendo por você. Ou talvez você chegue a um nível consciencial mais elevado e passe a se conscientizar de que ele faz isso, porque na verdade ele não estava pronto para se comprometer com você.  Não da maneira que você queria e esperava. Pense nisso, não há chances de amor nesse caso, sem chance de compromisso com ele, não o force a fazer algo que ele não quer fazer. Se ele quer ficar com “todas”, que fique, você não tem nada a ver com isso. Você não é ele, e você não precisa dele.

Esse tipo de comportamento não é apenas infantil, ele está tentando “se alimentar o máximo que pode” porque ele está com fome, mas quando a sua fome acabar (ela não dura para sempre) uma sensação de solidão se instalará em seu interior. Ele vai se sentir sozinho, com um enorme vazio dentro de si.

A necessidade de buscar fora o que ele não consegue entender por dentro, é a maneira mais fácil de adquirir aquela falsa sensação de bem-estar. Lembre-se: a maneira como as mulheres o tratam, definirá o seu comportamento no futuro. Quanto mais ele é tratado conforme ele quer, mais ele vai sentir que não precisa de ninguém. Ele está sofrendo e nem tem consciência disso.

Não há como perseguir os sentimentos bons e nem tentar escapar dos sentimentos ruins. Eventualmente, mesmo se você tiver sucesso em suas tentativas frenéticas para encobrir a agitação emocional através de ações externas ou obter algum tipo de sensação através das pessoas (usar as pessoas) os sentimentos negativos não desaparecerão, ao contrário, permanecerão dentro de você, impassíveis. 

Então, mesmo para os caras que estão tendo uma briga ou discussão é difícil, eles preferem ter que bater com a cabeça em um poste, do que lidar com os seus sentimentos de frente. O acidente é inevitável, mas a maioria das pessoas tentará entorpecer-se no mundo mundano – se distrair pelo o tempo que puder, até ficar claro dentro delas que nada fora de si mesmas as farão se sentir bem por muito tempo.

Então, o Que Um Cara faz Quando o Relacionamento Acaba?

o que um cara faz logo quando o relacionamento acabaNem todos os homens agem de maneira igual, mas se tem uma coisa que praticamente todos fazem, após o fim do relacionamento, é sair com os amigos. Eles podem não ficar com nenhuma mulher, ou podem jogar charme para todas. Se eles estiveram um relacionamento longo, até que eles se acostumem a ser solteiros (ter consciência clara de que estão livres) eles podem fazer coisas que jamais pensaram em fazer, mesmo antes de começarem o relacionamento.

Quando eu digo ter consciência de que estão solteiros, não quero dizer solteiros porque estão curtindo a vida, ou nem solteiros porque não têm namorada. Quero dizer se sentirem únicos, confortáveis e relaxados. Sem ir demais ao extremo.

Cedo ou mais tarde esses caras entenderão que o tempo que eles precisavam acabou. Um tempo para reconciliação consigo mesmo é fundamental na vida de um homem antes de começar outro relacionamento, mas não dura para sempre. Um homem cafajeste não é cafajeste para sempre.

Se um cara age de forma extrema após uma separação, é a maneira de ele dizer que não sabe ou não quer lidar com suas emoções. Não agora. 

Danielle C Bauer

Danielle C Bauer

youtube daniellecbauerfacebook daniellecbauer